domingo, 25 de junho de 2023

Educação Patrimonial

 Em Projetos e Práticas Educacionais II aprendemos sobre como promover uma educação integral que valorize a diversidade cultural e fomente o sentimento de pertencimento nos educandos. Após pesquisar sobre diferentes espaços onde este tipo de educação pode se desenvolver, montamos um mapa mental com as principais informações.  Mapa Mental - Espaços de Memória, Patrimônio e Territórios

Arte Indígena brasileira

O espaço escolhido para nossa atividade pedagógica foi o Memorial dos Povos Indígenas em Brasília. O processo de observação foi extremamente positivo. Tivemos a oportunidade de conhecer o Sr. David Terena, diretor do espaço Memorial dos Povos Indígenas. Apesar do primeiro nome não ter origem indígena (fato atribuído a um processo de evangelização protestante), o Sr. David é um indígena da tribo Terena, de Mato Grosso do Sul. Ele também sempre trabalhou na causa indígena em órgãos como Funai e SPI. Durante uma conversa muito informativa e enriquecedora, o Sr. David nos apresentou todas as barreiras, inclusive legais, encontradas por membros da população indígena que buscam, através da educação, se capacitar para  fortalecer a sua cultura. Ficou claro que só através da igualdade de acesso à formação acadêmica, os indígenas serão capazes de se desenvolver de forma digna e trabalhar para a manutenção de seu conhecimento e suas riquezas culturais.

Diante da realidade relatada pelo Sr. Terena, pensamos em desenvolver um OVA que ajudasse o aluno a desenvolver um olhar que valorize a temática indígena para que possam perceber o índio como  produtor de  cultura e conhecimento científico e cidadão com direitos e deveres.

OVA  (PPE II - Espaços de Memória Patrimônio e Territórios)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O amor é o eterno fundamento da educação."

"O amor é o eterno fundamento da educação." (Pestalozzi)

  Começo aqui o relato da minha jornada como aluna do curso de pedagogia. Ainda estou inciando o quarto período, mas já construi conheciment...